Joana Vasconcelos - Palácio Nacional da Ajuda



Nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa.
O seu percurso começou na Escola António Arroio passou pelo IADE, pela ArCo. Muitos prémios, muitas exposições, seguramente muito trabalho mas acima de tudo muita criatividade e Amor a Portugal.
Um percurso notável foi a primeira mulher e a mais nova a expor em Versalhes e entre o dia 18 de Junho e 30 de Setembro de 2012, reuniu 15 obras e foi a artista mais visitada nos últimos 50 anos em Versalhes contando com 1.679.000 visitas, segundo dados divulgados pelo palácio de Versalhes.

O seu trabalho é reconhecido de Norte a Sul do pais, em Portugal e no mundo, por todas as idades, transversal a classes sociais. Faz trabalhos tão monumentais e às vezes gigantescos que ficam na memória. Podendo até fazer-nos viajar através do tempo com cores, sons, texturas e até cheiros (aquela almofada com bolas de naftalina, ainda esta presente, foto acima). Uma descontextualização dos objectos que ganham uma dimensão nova assim como novos significados.
Símbolos que reconhecemos como nacionais ganham dimensão internacional, materiais banais ganham projecção de jóias de coroa, tudo se pode cruzar e fundir em casamentos perfeitos. Uma poesia discreta embala as obras da artista e a vulgaridade é ofuscada pela grandiosidade e às tantas por momentos o nosso mundo é outro também.
Imaginar o orgulho que deve ser, ver as suas obras em Versalhes ou na Ajuda e a circular pelo mundo é uma justa homenagem a todos os que fazem as exposições acontecerem. Quantas bordadeiras de Portalegre, Nisa ou Açores terão explodido de alegria e quantos olhos de netos e filhos terão iluminado os lares portugueses orgulhosos do trabalho agora exposto em espaços tão nobres.
O Palácio Nacional da Ajuda é o palco para mais uma exposição onde a artista apresenta 37 peças um terço delas novas. Esta exposição é uma boa motivação para sair de casa, para ir ao Palácio e para olhar para o nosso património com os olhos atentos na história, vivências, espaço, apropriação e fantasia de várias épocas.  





Fotos : M&S


EXPOSIÇÃO
PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA - Largo da Ajuda, 1349-021 Lisboa, Portugal

(+351) 21 362 1304
http://www.joanavasconcelos-pnajuda.pt/
http://www.joanavasconcelos.com

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Largo da Ajuda, 1349-021 Lisboa, Portugal

(+351) 21 363 7095 / 362 0264contactos úteis:
Central de Taxis - Telefone: (+351) 218 119 000
Câmara Municipal de Lisboa - Telefone: 808 20 32 32




Comentários

Mensagens populares