Bordados da Madeira

Chamado de ponto oficial 
Composto pelo ponto cordão, com recorte e usado em tecidos mais leves


A influência inglesa deu-se no século XIX assim como o aparecimento ao público como manifestação artesanal, justamente em 1850 na “Exposição da Indústria Madeirense” é o resultado do convite feito aos manufatures artífices da Madeira para apresentarem artefactos na primeira exposição realizada no Palácio de São Lourenço. Essa exposição foi tão importante que a Madeira recebeu um convite para estar presente em Londres na Exposição Universal que decorreu em 1851. A presença madeirense foi um sucesso e recebeu elogias de vários países presentes pela sua pureza e perfeição artística.




A sua origem remontam aos primeiros colonos que chegaram à ilha, construiram casas, negócios e adaptaram-se ao clima. As suas mulheres começaram por fazer pequenos trabalhos em bordados tais como: barras de lençóis, camisas etc, os trabalhos eram feitos em pano de linho e algodão. Estes bordados despertaram desde logo o interesse aos comerciantes da ilha e em 1850 tiveram um forte impulso com a chegada à ilha de Miss Phelps que reconheceu a sua qualidade e os fez chegar a Inglaterra. Desde então iniciaram-se mudanças quer para as mulheres que faziam esses trabalhos quer para a economia local, dada a necessidade de resposta que teriam de ter fase à crescente procura em Inglaterra, França, Itália.
Atualmente os principais mercados da exportação são EUA, Itália, Inglaterra. 



Após o inspeção minucioso da perfeição e autenticidade do trabalho integral do bordado, é colocado um selo de garantia, que atesta a qualidade e autenticidade das peças produzidas na ilha da Madeira.

Núcleo Museológico 
Podemos seguir de perto a história desta arte e o seu crescimento 


Núcleo Museológico: Rua Visconde Anadia, nº44
9050-020 Funchal 

Tel: 00 351 291 211600 
Fax: 00 351 291 224791

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM)Rua Visconde do Anadia, 449050-020 FunchalTel: 00 351 291 211600; Fax: 00 351 291 224791
ivbam.sra@gov-madeira.pt
 http://www.bordadomadeira.pt
Fotos: http://www.bordadomadeira.pt



Comentários

Mensagens populares