Galo de Barcelos

Foto: M


Portugal e os seu ícones! Barro matéria prima de fácil e barato acesso é utilizada de norte a sul do país. Em Barcelos a figura do Galo é a expressão artística mais marcante e atualmente continua a ser uma das imagens mais populares.
A figura do galo sempre associada ao positivo desde os galos nos cata-ventos das igrejas medievais que pode ser assumido como figura protetora ao galo que nos desperta pela manhã numa imagem romântica da vida do campo
Várias lendas estão associadas ao Galo de Barcelos no site da Câmara Municipal de Barcelos remete-nos para a época medieval e conta a epopeia de um peregrino a caminho de Santiago de Compostela que foi salvo da forca graças ao cantar de um galo que se fez ouvir de forma surpreendente depois de morto.
O carinho dos portugueses por este ícone foi ganhando dimensão e ganhou visibilidade internacional, ainda que sob alguma cumplicidade política, pela primeira vez em Genebra na Exposição de Arte Popular Portuguesa no ano de 1935. Um ano depois esta exposição repete-se em Lisboa com um enorme sucesso .
Foi na década de 50 e 60 que ganhou visibilidade e se tornou num dos símbolos do turismo nacional assim como forte representante da cultura popular portuguesa, do turismo, da tradição. A sua popularidade crescente deu visibilidade a Barcelos e aos seus artistas locais que orgulhosamente exibiam os seus galos nas festas e mercados locais. 

Museu da Olaria Barcelos, Nº de Inventário – MO1671; Artista: Rosa Barbosa Lopes (Rosa Ramalho), 1965


Excelente produto de Marketing nacional que se liberta da carga política depois dos anos 80 e abraça novos desafios ao ser recriado pelos mais contemporâneos artistas nacionais que lhe dão nova vida e novo estilo fazendo a ponte entre tradição e a modernidade.
As cores garridas e o fundo preto dão lugar a novos visuais e sugerem a criatividade de quem os reinventa.


Museu da Olaria Barcelos, Nº de Inventário – MO95-1.2; Aartista: Júlia da Rocha Fernandes de Sousa (Júlia Côta), 1984


Museu da Olaria

Rua Cónego Joaquim Gaiolas
4750-306 Barcelos
http://www.museuolaria.org
Telefones: 253 824 741 | 253 809 642
 Fax: 253 809 661




Comentários

Mensagens populares